quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A Primeira Noite de um Homem - DVD



Benjamin (Dustin Hoffman, com 30 anos fazendo o papel de 21) é um adolescente de classe alta recém saído da faculdade. Como Benjamin é um rapaz introvertido e indeciso, acaba por sofrer com o turbilhão de pressão em sua cabeça sobre seu futuro. Durante a festa de boas vindas pela sua volta da faculdade - o último lugar onde Benjamin queria estar naquele momento - Mrs. Robinson, mulher do sócio de seu pai, pede para que ele a leve para casa. Benjamin não pensa duas vezes e sai daquele lugar com ela, onde todos pareciam lhe importunar com a mesma pergunta. Ao chegar na casa de Mrs. Robinson, ela pede para Benjamin entrar, oferece drink, pede ajuda para se despir, o que leva o jovem a desconfiar que a senhora esteja flertando com ele. Virgem, jovem, perdido, acaba cedendo ao charme de Mrs. Robinson, descobrindo assim os prazeres da vida.

PH NEUTRO - Galeria Vermelho

Com a proposta de mostrar novos trabalhos de alguns de seus artistas, a galeria Vermelho (região central da capital paulista) abre nesta terça-feira (27) a coletiva "PH Neutro".
Entre as obras está "Mercado Neutro", de Marcelo Cidade. A instalação, elaborada para a Art Basel Miami Beach do ano passado, traz 375 embalagens de plástico cinza.
Héctor Zamora, Rafael Assef, Odires Mlászho, Lia Chaia, Chiara Banfi e Fabio Morais também estão na mostra.
Em outro espaço da galeria, uma individual de Marco Paulo Rolla exibe a instalação "PICNIC".

Galeria Vermelho
R. Minas Gerais, 350 - Consolação - Centro. Telefone: 3138-1520.
Quando
Mais informação
Dias 30, 03/02, 04/02, 05/02: 10h às 19h.Dia 31: 11h às 17h.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Choque Cultural

*** AMERICANA 2009 ***
abertura: 17 de janeiro
sábado, das 16 às 20 hs
a exposição segue até 27 de fevereiro.


GALERIA CHOQUE CULTURAL
Rua João Moura, 997
de segunda a sábado, das 12 às 19 hs

Paixão Selvagem


Paixão Selvagem devolve a provocação do francês Serge Gainsbourg.
A estética maldita do filme talvez seja coisa datada, dos anos 70, mas é toda uma época do cinema - europeu, indepentende norte-americano ou marginal brasileiro que volta.
Com Jane Birkin e Joe Dalessandro, o galã saradinho que estrelava as fantasias sexuais de Andy Warhol e Paul Morissey na Factory.

Em cartaz no HSBC - Belas Artes

Chop off their heads


Das gêmeas Olsen à rainha da Inglaterra, passando por Britney Spears, Gisele Bündchen, Madonna e Tony Blair. Esses são apenas alguns dos cinquenta personagens contemporâneos que fazem parte de Chop off their heads, mostra inédita do fotógrafo britânico Rankin que acontece no MuBE a partir da próxima semana.

Chop off their heads – Exposição de Rankin
De 22 de janeiro a 5 de fevereiro
MuBE – Museu Brasileiro da Escultura
Av. Europa, 218tel.: (11) 3081-8611

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Picasso


Os admiradores da obra de Pablo Picasso não tem do que reclamar. Logo após o encerramento de uma grande mostra do artista no Grand Palais em Paris, outra será inaugurada em Londres na National Gallery.
Na capital francesa, a exposição Picasso e os Mestres, em cartaz no Gran Palais, apresenta telas do espanhol ao lado de obras dos artistas que o influenciaram como Manet, Cézanne, Van Gogh, Vélazquez, Rembrandt e Goya.
Picasso: Challenging the Past
Visitaçâo: de 25 de fevereiro até 07 de junho de 25 2009
National Gallery, Londres

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

O pensamento vivo de Andy Warhol



A filosofia de Andy Warhol - De A a B e de volta ao A (Cobogó, 272 pgs. R$43). Embora Warhol tenha assinado a obra, feita de encomenda em 1975, ela não foi escrita de próprio punho, mas pelos ghost writers Bob Colacello e Pat Hackett (a única coisa que o artista escreveu de próprio punho foi sua assinatura no contrato com a editora: a autoria novamente em questão… Por outro lado, Warhol também apenas assinava as serigrafias autênticas que sua equipe produzia). Colacello e Hackett deram forma a reflexões do artista sobre os mais variados assuntos, algumas delas bastante citadas, com um tom de depoimento confessional. Mesmo nos trechos aparentemente mais tolos e superficiais é possível enxergar a coerência de uma visão estratégica: vida e arte foram para Andy Warhol uma fabricação, estudada em seus mínimos detalhes e inserida numa lógica de indústria e espetáculo. Ele inventou um personagem para si próprio - e desapareceu dentro dele.
Formado no mundo da propaganda, Andy Warhol se transformou numa marca, numa idéia incorpórea. É claro que isso tem a ver com um processo de americanização da forma de se fazer e pensar a arte, por um lado, e com a crescente espetacularização da vida promovida pelos meios de comunicação, que tornam a imagem mais importante que a coisa em si, e a realidade uma obra de ficção em tempo real. Não foi à toa que ele trocou seu psiquiatra por uma televisão. Quem enxerga em sua obra uma crítica à sociedade de consumo não entendeu nada.